domingo, 1 de abril de 2012

Lado B: Crônicas de uma repórter no oeste baiano

Seu Rozendo, 110 anos...

No KM 30, BR 020, em Barreiras, sentido Luís Eduardo Magalhães, mora um senhor de 110 anos. E ele está inteirão! Tive o prazer de acompanhar a festa pra lá de centenária de um vaqueiro aposentado, analfabeto, pai de 17 filhos, 42 netos, 60 bisnetos e 12 tataranetos. Mora às margens da BR 020 ou 242. Hoje, mais observa a vida passar, o progresso cruzar seu caminho... É um bom contador de histórias, mas curtas. Prefere dizer pouco, mas algo sábio. Gosta de gestos, fala com as mãos. Parece imitar gestos nossos. Está atento a nosso comportamento.
O aniversário, Rozendo Lino de Souza, nascido em 02 de abril de 1902, em Barreiras, BA, festejou na igrejinha do povoado em que vive chamada de Nossa Senhora Aparecida. Foi celebrada uma missa pelo padre Valter. Durante a celebração, Seu Rozendo imitou em gestos o padre, quis falar ao público presente, fazer um discurso. Entendemos que ele desejou saúde a toda aquela gente. Recebeu abraços, sinais de paz e prosperidade e ouviu um sonoro parabéns da comunidade que segue envelhecendo com Seu Rozendo e numa boa.
Segundo o último Censo, 15 pessoas já chegaram aos 100 anos em Barreiras e redondezas. Bom pra elas!
Seu Rozendo é viúvo há 12 anos. Perguntei se não gostaria de ter tido outra mulher. Ele respondeu de maneira difícil de compreender, mas os filhos traduziram: 'Não quero arrumar mais ninguém. Já deu o que tinha que dá’. Essa parte final, entendi bem. Intercalamos a conversa com uma vibrante gargalhada. Boa, Seu Rozendo! Vale mesmo é ser verdadeiro, principalmente, nessa fase da vida...
O padre Valter que participou do almoço realizado logo após a missa, com direito a bolo de sobremesa, disse que o segredo da longevidade era a galinha caipira. Isso mesmo, padre Valter! E a galinha não pôde faltar na festa rural de Seu Rozendo.
Inteiro e de pé, ele se despediu de mim e do cinegrafista D´Artagnan Nascimento. “Vá com Deus, minha filha! Muita saúde pra você." Maravilha, Seu Rozendo, obrigada! Preciso mesmo de um terço da saúde do senhor.
 

2 comentários:

  1. Hey Silvia,

    Que historia legal.
    Obrigada por compartilhar.
    Saude pra seu Rozendo e para todos nos.
    Abraco,
    Paula M

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga Paula,

    Que bom que gostou. Garanto que aí na Austrália existem histórias bem interessantes como essa. Conta uma sua! Beijos na família...

    ResponderExcluir